INTERPOLAÇÃO DE STRINGS

O que são, para que servem e onde aplicar?

Interpolação de strings é uma função disponível nas linguagens de alto nível que permite ao desenvolvedor do código trocar o placeholder por uma função predeterminada. De forma mais simples, você chama a função de interpolação na string e insere os caracteres especiais responsáveis por realizar a operação de substituição do sinal pela função. Isso torna o código menos copioso, mais compacto e torna mais eficiente escrever nomes de variáveis grandes ou textos.

Um pouco confuso ainda, aqui partimos do princípio que o leitor já conheça o básico o suficiente de sua linguagem para entender o conceito de string, a partir disso conseguimos dar exemplos de como ela funciona na prática, temos de iniciar a partir de alguma linguagem, vamos usar o Python (utilizada a versão Python 3.11.6) mostrando como é a string sem a interpolação e com ela, e o C# (utilizado exemplos compatíveis com o C# 11, versão 7.x) com a interpolação, ficará mais fácil depois dos exemplos, acompanhe as imagens abaixo:

No Pycharm (IDE de Python), a saída do código fica desta maneira:

Consegue perceber a diferença entre as strings? Na primeira situação, onde não utilizamos a interpolação, não precisamos definir as funções nome e pais (sem acento, respeitando a convenção da linguagem), assim como não precisamos chamar o f antes de escrever a linha do print dentro dos parênteses, já no exemplo com a função em uso precisamos respeitar essas regras e utilizar as chaves onde queremos retornar o valor.

Mas fazer tudo isso ao invés de digitar duas palavras é na verdade excesso e não caracteriza um código limpo, certo? No exemplo acima, chamamos somente palavras soltas, mas isso não quer dizer que podemos aplicar em outras situações, quando temos um texto ou uma variável longa a ser aplicada dentro da string, realizar esse procedimento nos economiza, tempo, código e nos agrega estética, deixando as linhas mais fáceis de serem compreendidas.

Segue o exemplo de C#, visualize que segue a mesma lógica, alterando apenas o símbolo responsável por chamar essa função, que agora é o $:

Imagem de documentação da Microsoft (https://learn.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp/tutorials/string-interpolation)

Este texto é somente uma introdução básica ao assunto, para pessoas que estão iniciando na programação, para quem já tem domínio de suas respectivas linguagens aconselhamos utilizar o tutorial oficial de sua linguagem com exemplos práticos mais espessos e conteúdos mais densos ao estudante. Os exemplos utilizados neste texto são das linguagens Python e C#, seguem os respectivos links de tutoriais oficiais caso o leitor se sinta confortável em utilizá-los.

Link do tutorial de Interpolação de string Python: 

O link acima está em Inglês, caso o leitor prefira utilizar o conteúdo em Português o próprio site oferece a opção de leitura utilizando o tradutor automático do Google:

Link do tutorial de Interpolação de string C#: 

Enjoy’n study!

Deixe um comentário

Search

Latest Stories